MESTRADO ESTUDOS CHINESES
Economia e Negócios na China

Programas

1º ANO

1º semestre

  • Língua Chinesa I: O gosto pelo conhecimento do mundo chinês começa com a aprendizagem da língua chinesa, com o fascínio da sua cultura e da sua filosofia de vida e estimula a vontade de saber cada vez mais sobre a China (中国).
    Aprende-se, nesta fase inicial, cerca de 200 caracteres chineses básicos que permitem estabelecer uma conversa oral e escrita em chinês sobre a vida quotidiana: cumprimentos, identificação pessoal (nome, idade, nacionalidade, profissão) família, países e idiomas, números, moedas,  compras e canções chinesas.    Tal como diz a  Profª Wang: " O chinês não é difícil, é trabalhoso ".
  • Sociedade Chinesa: Nesta unidade curricular nós aprendemos que a sociedade chinesa está dividida em quatro partes: as suas crenças e valores, que incluem o Confucionismo, o Daoísmo e o Budismo; a sua estrutura social, que se baseia na família, no clã/rede e no Estado; as suas relações sociais, como a piedade filial, a face e a confiança limitada e; a acção social, com a ética do trabalho, a riqueza e o pragmatismo.
    A sociedade chinesa é uma sociedade particularista ou seja, os chineses preferem a amizade à lei.  Os trabalhos requisitados para esta unidade  basearam-se num livro intitulado "Chinese Whispers - Culture and Customs of China", que apresenta várias áreas da sociedade chinesa, desde a alimentação, saúde, vestuário, até à filosofia. Com relação ao professor que leccionou estas aulas podemos dizer que foi muito acessível e esteve sempre ao dispor para nos ajudar.  Podemos concluir que esta unidade curricular é importante no estudo da China pois dá-nos uma visão geral de como os chineses vivem e actuam.
  • China Moderna e Contemporânea: Disciplina composta por vários módulos (demografia, geografia, turismo, história moderna, ambiente, política e governação, cultura jurídica) sobre diversos temas relevantes e actuais da China. Uma ferramenta importante para a compreensão do que é a China de hoje-em-dia.
  • Relações Históricas Luso-Chinesas: Nesta unidade curricular estudam-se as relações diplomáticas entre Portugal e a China desde os primordiais contactos à chegada do primeiro Português àquele território e estabelecimento em Macau, passando por toda a História Dinástica da China até à instauração da República no mesmo ano, em ambos os países, desde o Maoísmo e Salazarismo, às declarações conjuntas e de amizade, à *restituição* de Macau à RPC, parceria estratégica de 2005, e por fim aos dias de hoje.
    Faz-se esta viagem orientada por um Embaixador jubilado, que desempenhou funções em Pequim e que é especialista em questões do Oriente, que enriquece a aprendizagem com histórias da sua vivência e testemunho na primeira pessoa.

2º Semestre

  • Língua Chinesa II: Aprende-se  mais 200 caracteres chineses novos ( datas, horas, animais, alimentação, cores e actividades quotidianas) e desenvolve competências necessárias para  manter um diálogo de "sobrevivência" em chinês.
  • A China e a Economia Mundial: Analisa-se a Economia Chinesa antes e depois das reformas económicas de Deng Xiaoping, a sua abertura económica ao exterior e a adopção de "uma economia socialista de mercado com características chinesas". A evolução das empresas estatais (SOE), das cooperativas (TVE) e das empresas privadas na China. Os diferentes modelos de gestão chinesa e as políticas económicas definidas pelo Governo para manter a estabilidade política e em simultâneo afirmar-se como potência económica mundial.
  • Gestão e Negociação chinesa: Aborda vários temas ligados à gestão e negociação chinesas e abarca os seguintes tópicos: as dimensões culturais e competências interculturais, a influência do confucionismo e outras correntes de pensamento nos processos de negociação e gestão chinesas, a influência do clima político, os valores da hierarquia e harmonia, as diferentes concepções do conceito de verdade, a abertura económica e criação das Zonas Económicas Especiais, a importância do conceito de face, os 36 estratagemas (tácticas de negociação), entre muitos outros.
    Constitui sem dúvida uma grande mais-valia no conhecimento do pensamento chinês no contexto da gestão e negociação, é uma ferramenta muito útil para quem pretenda encetar e manter contactos comerciais com a República Popular da China.
  • Estratégia e Governabilidade Empresarial na China:

2º ANO

  • Seminário de Integração e Orientação:
  • Dissertação / Projecto / Estágio:
Crie um site gratuito com o Yola.